Revisão de aposentadoria: quem tem direito e quando vale a pena
Revisão de aposentadoria: quem tem direito, prazos, principais revisões em 2026, como pedir no INSS e quando vale a pena. Guia atualizado após o STF e o STJ.
Atualizado em setembro de 2026.
Os direitos do servidor temporário, do estatutário e do celetista não são cobrados no mesmo lugar. A Justiça competente é definida pela natureza do vínculo com a Administração e, no caso do celetista, também pela natureza da parcela pedida: estatutários e temporários litigam na Justiça comum; celetistas, em regra, na Justiça do Trabalho, com as exceções que o Supremo Tribunal Federal fixou nos Temas 544, 992 e 1.143. Este artigo mostra onde cada servidor deve propor a ação, os casos de fronteira, as vias disponíveis, os prazos e o que acontece quando a ação é proposta na Justiça errada. As diferenças materiais entre os regimes, como estabilidade, FGTS e previdência, estão no artigo sobre servidor estatutário e celetista.
Em resumo: estatutários, comissionados e contratados temporários buscam seus direitos na Justiça comum, federal quando o vínculo é com a União, suas autarquias e fundações, e estadual nos demais casos, porque o STF, na ADI 3.395, excluiu da Justiça do Trabalho as relações estatutárias e jurídico-administrativas. O celetista cobra verbas trabalhistas na Justiça do Trabalho, mas recorre à Justiça comum quando pede parcela de natureza administrativa (Tema 1.143 do STF) ou discute o concurso (Tema 992). O temporário contratado irregularmente tem direito aos salários e ao FGTS (Tema 916). A ação proposta na Justiça errada não é extinta: os autos são remetidos ao juízo competente (art. 64, § 3.º, do CPC).
A Emenda Constitucional n. 45/2004 atribuiu à Justiça do Trabalho as ações oriundas da relação de trabalho, inclusive contra a administração pública direta e indireta (art. 114, I, da Constituição Federal). Na ADI 3.395, porém, o STF excluiu dessa competência as causas entre o Poder Público e os servidores a ele vinculados por relação estatutária ou de caráter jurídico-administrativo, primeiro em medida cautelar e, depois, no julgamento de mérito concluído em 2020.
A natureza do vínculo é, por isso, o ponto de partida. Quem ocupa cargo público, efetivo ou em comissão, ou foi contratado por tempo determinado com base no art. 37, IX, da Constituição litiga na Justiça comum. Quem ocupa emprego público, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tem contrato de trabalho e, em regra, litiga na Justiça do Trabalho. Dentro da Justiça comum, a Justiça Federal julga as causas da União, de suas autarquias e fundações e das empresas públicas federais, e a Justiça estadual, as de Estados e Municípios (art. 109, I, da Constituição).
O regime é identificado pelo ato de nomeação e pelo termo de posse, pelo contrato de trabalho anotado na carteira ou pelo contrato temporário, e pela lei do ente que criou o cargo, o emprego ou a contratação. Depois da ADI 2.135, que em 2024 afastou a obrigatoriedade do regime jurídico único para novas admissões, a convivência de estatutários e celetistas no mesmo ente tende a crescer, como explica o artigo sobre o fim do regime jurídico único.
O servidor celetista da União, dos Estados, dos Municípios e de suas autarquias e fundações ocupa emprego público. As ações sobre verbas previstas na legislação trabalhista, como horas extras, adicional noturno, aviso prévio, verbas rescisórias e depósitos do FGTS, são da Justiça do Trabalho, assim como o pedido de reintegração do celetista concursado que invoca a estabilidade do art. 41 da Constituição, reconhecida pelo TST nesses entes (Súmula 390, I, do TST).
Os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, como Banco do Brasil, Petrobras, Correios e Caixa Econômica Federal, são regidos pela CLT (art. 173, § 1.º, II, da Constituição) e litigam na Justiça do Trabalho; os das empresas públicas federais não vão à Justiça Federal, porque o art. 109, I, ressalva as causas trabalhistas. Também na Justiça do Trabalho se discute a validade da dispensa, que, segundo o STF, deve ser motivada em ato formal (Tema 1.022), como explica o artigo sobre dispensa motivada em estatais. Desde a EC n. 103/2019, esses empregados também estão sujeitos à aposentadoria compulsória aos 75 anos, observado o tempo mínimo de contribuição (art. 201, § 16, da Constituição).
No Tema 1.143 da repercussão geral (RE 1.288.440), julgado em 2023, o STF fixou a tese de que “a Justiça Comum é competente para julgar ação ajuizada por servidor celetista contra o Poder Público, em que se pleiteia parcela de natureza administrativa”. O critério passa a considerar também a natureza da parcela: verbas previstas na legislação trabalhista continuam na Justiça do Trabalho; vantagens de natureza administrativa instituídas por lei do ente, como adicionais e gratificações do estatuto estendidos aos celetistas, são julgadas pela Justiça comum.
O Tema 1.143, portanto, não confirma a competência trabalhista para todo pedido de celetista: ao contrário, retira da Justiça do Trabalho os pedidos de natureza administrativa. O professor municipal contratado pela CLT que cobra horas extras e diferenças de FGTS propõe reclamação trabalhista; se pede um adicional por tempo de serviço previsto no estatuto municipal e estendido por lei aos celetistas, a ação deve ser proposta na Justiça estadual. Como a qualificação da parcela nem sempre é evidente, pedidos de naturezas diferentes podem exigir duas ações, em Justiças distintas.
O servidor estatutário ocupa cargo criado por lei e tem seus direitos definidos no estatuto do ente: a Lei n. 8.112/1990, na esfera federal, e leis próprias nos Estados e Municípios. Suas ações tramitam na Justiça comum, federal ou estadual conforme o ente. Para o servidor municipal, a Súmula 137 do STJ atribui à Justiça comum estadual as ações que pleiteiam direitos relativos ao vínculo estatutário. O ocupante de cargo em comissão, também vinculado por relação jurídico-administrativa, segue a mesma regra.
São exemplos as ações sobre progressões, licença-prêmio e sua conversão em pecúnia, diferenças por desvio de função e hora-atividade de professores municipais, como no caso dos professores de Santa Maria, decidido pelo TJRS, além da anulação de penalidades aplicadas em processo administrativo disciplinar e da reintegração do servidor demitido. O mesmo vale para a estabilidade da servidora gestante estatutária, comissionada ou temporária, tema do artigo sobre os direitos da gestante no serviço público.
O contrato temporário na administração pública atende a necessidade temporária de excepcional interesse público (art. 37, IX, da Constituição) e depende de lei de cada ente que defina as hipóteses, os prazos e os direitos do contratado; na esfera federal, a matéria é regida pela Lei n. 8.745/1993. O vínculo é jurídico-administrativo, e as ações do temporário tramitam na Justiça comum, federal ou estadual conforme o ente contratante. O STF afirmou essa competência para os contratados sob regime especial disciplinado por lei local anterior a 1988 (Tema 43, RE 573.202), e a ADI 3.395 alcança as contratações do art. 37, IX. A jurisprudência mantém a orientação mesmo quando o contratado alega a nulidade do contrato, sucessivas prorrogações ou a existência de vínculo de emprego.
No Tema 551 (RE 1.066.677), julgado em 2020, o STF decidiu que servidores temporários não têm direito a décimo terceiro salário e a férias remuneradas acrescidas do terço constitucional, salvo expressa previsão legal ou contratual, ou comprovado desvirtuamento da contratação temporária pelo Poder Público, em razão de sucessivas e reiteradas renovações ou prorrogações. O temporário contribui para o Regime Geral de Previdência Social, administrado pelo INSS (art. 40, § 13, da Constituição), e não adquire estabilidade.
Em regra, não: o contrato temporário válido, de natureza administrativa, não gera depósitos de FGTS. No Tema 916 (RE 765.320), porém, o STF decidiu que a contratação temporária feita em desconformidade com o art. 37, IX, da Constituição não gera efeitos jurídicos válidos, com exceção do direito aos salários do período trabalhado e ao levantamento dos depósitos do FGTS, nos termos do art. 19-A da Lei n. 8.036/1990. É consequência semelhante à que a Súmula 363 do TST atribui à admissão de celetista sem concurso, tratada no artigo sobre contratação sem concurso público.
A aplicação conjunta dos Temas 551 e 916 ainda gera debate, e há quem sustente a incompatibilidade entre eles. O foro, contudo, não muda: a professora contratada por um Município por doze meses, com o contrato renovado por seis anos, discute na Justiça estadual o desvirtuamento da contratação e os pedidos dele decorrentes, como décimo terceiro, férias e FGTS.
No Tema 992 (RE 960.429), o STF atribuiu à Justiça comum as controvérsias relacionadas à fase pré-contratual de seleção e de admissão de pessoal e à eventual nulidade do certame, na administração direta e indireta, quando adotado o regime celetista. O candidato a emprego em uma estatal que questiona a correção de provas, a classificação ou a preterição na contratação propõe a ação na Justiça comum; depois de admitido, suas demandas trabalhistas seguem para a Justiça do Trabalho.
No Tema 544 (RE 846.854), o STF decidiu que a Justiça comum, federal ou estadual, é competente para julgar a abusividade de greve de servidores públicos celetistas da administração direta, das autarquias e das fundações públicas. A greve nas empresas públicas e sociedades de economia mista continua submetida à Justiça do Trabalho.
A admissão sem concurso público após 1988 é nula (art. 37, § 2.º, da Constituição), mas a nulidade não desloca a competência. Se o ente adotou o regime celetista e o vínculo foi formado como emprego, a Justiça do Trabalho julga a causa e aplica a Súmula 363 do TST, que limita os efeitos ao pagamento das horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salário mínimo, e aos depósitos do FGTS; se a contratação foi feita como temporária, ainda que irregular, a causa permanece na Justiça comum, com efeitos equivalentes pelo Tema 916.
Quando o ente converte empregos em cargos, cada período segue sua própria Justiça. As vantagens trabalhistas do período anterior ao regime jurídico único são cobradas na Justiça do Trabalho (Súmula 97 do STJ), no prazo de dois anos contado da mudança, que extingue o contrato de trabalho (Súmula 382 do TST); os direitos do período estatutário, na Justiça comum.
O terceirizado é empregado da empresa contratada pela Administração e propõe suas ações na Justiça do Trabalho contra a empregadora. O ente tomador só responde subsidiariamente se ficar evidenciada sua conduta culposa, sobretudo na fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas da contratada (Súmula 331, V, do TST, e art. 121, § 2.º, da Lei n. 14.133/2021); o simples inadimplemento da empresa não basta. Os limites dessa contratação estão no artigo sobre terceirização no setor público.
| Situação | Vínculo | Onde propor a ação | Fundamento |
|---|---|---|---|
| Estatutário (cargo efetivo) ou comissionado | Estatutário ou jurídico-administrativo | Justiça comum: federal (União, autarquias e fundações federais) ou estadual (Estados e Municípios) | ADI 3.395; art. 109, I, da Constituição; Súmula 137 do STJ |
| Contratado temporário (art. 37, IX) | Jurídico-administrativo | Justiça comum, ainda que se alegue a nulidade do contrato | ADI 3.395 |
| Celetista da administração direta, autárquica e fundacional, com pedido de verbas trabalhistas | Emprego público (CLT) | Justiça do Trabalho | Art. 114, I, da Constituição |
| Celetista com pedido de parcela de natureza administrativa | Emprego público (CLT) | Justiça comum | Tema 1.143 do STF |
| Empregado de empresa pública ou sociedade de economia mista | Emprego (CLT) | Justiça do Trabalho | Arts. 114, I, e 173, § 1.º, II, da Constituição |
| Candidato em concurso para emprego público | Fase pré-contratual | Justiça comum | Tema 992 do STF |
| Greve de celetistas da administração direta, autárquica e fundacional | Emprego público (CLT) | Justiça comum | Tema 544 do STF |
| Terceirizado | Emprego com a empresa contratada | Justiça do Trabalho, com possível responsabilidade subsidiária do ente | Súmula 331, V, do TST |
O servidor pode pedir diretamente à Administração o reconhecimento do direito, pelo direito de petição previsto nos estatutos (arts. 104 a 115 da Lei n. 8.112/1990, na esfera federal). O requerimento não é condição para a ação judicial, mas documenta o pedido, pode resolver a questão sem processo e, enquanto pendente de análise, suspende a prescrição contra a Fazenda Pública (art. 4.º do Decreto n. 20.910/1932).
Quando o direito pode ser demonstrado por documentos, o servidor estatutário ou temporário pode impetrar mandado de segurança contra o ato da autoridade, no prazo de 120 dias contado da ciência do ato (art. 23 da Lei n. 12.016/2009). A via não admite perícia nem testemunhas, e a concessão da segurança não produz efeitos patrimoniais em relação a período pretérito, que devem ser cobrados pela via própria (Súmula 271 do STF).
As demais pretensões de estatutários e temporários seguem o procedimento comum do Código de Processo Civil ou, até 60 salários mínimos (R$ 97.260,00 em 2026, com o salário mínimo de R$ 1.621,00), os juizados especiais: o Juizado Especial Federal, nas causas contra a União, suas autarquias e fundações (Lei n. 10.259/2001), e o Juizado Especial da Fazenda Pública, nas causas contra Estados, Distrito Federal e Municípios (Lei n. 12.153/2009). Onde instalados, esses juizados têm competência absoluta, mas não julgam, entre outras, as causas que impugnam a pena de demissão de servidor público civil nem os mandados de segurança. Assim, o servidor federal que cobra R$ 40.000,00 em diferenças de gratificação vai ao Juizado Especial Federal, onde houver; para anular a própria demissão, qualquer que seja o valor, à vara federal comum.
O celetista propõe reclamação trabalhista na Vara do Trabalho. Contra a administração direta, autárquica e fundacional, a reclamação segue o rito ordinário, porque essas entidades estão excluídas do procedimento sumaríssimo (art. 852-A, parágrafo único, da CLT), e a condenação é paga por precatório ou requisição de pequeno valor (art. 100 da Constituição), como na Justiça comum. As fases e a duração estão no artigo sobre quanto tempo demora um processo trabalhista.
Os prazos também dependem do vínculo. O empregado público dispensado em março de 2025 tem até março de 2027 para ajuizar a reclamação e, nela, recupera os créditos dos cinco anos anteriores ao ajuizamento (art. 7.º, XXIX, da Constituição). Contra a Fazenda Pública, nas prestações de trato sucessivo, quando o próprio direito não foi negado, prescrevem apenas as parcelas vencidas antes dos cinco anos que antecedem a ação (Súmula 85 do STJ): o estatutário que, em setembro de 2026, cobra um adicional devido desde 2019, que a Administração nunca pagou nem negou expressamente, recebe as parcelas vencidas a partir de setembro de 2021.
| Situação | Prazo | Fundamento |
|---|---|---|
| Créditos trabalhistas do celetista | 5 anos, até 2 anos após o fim do contrato | Art. 7.º, XXIX, da Constituição; art. 11 da CLT |
| Estatutário e temporário contra a Fazenda Pública | 5 anos; nas prestações periódicas, parcelas dos últimos 5 anos | Art. 1.º do Decreto n. 20.910/1932; Súmula 85 do STJ |
| Mandado de segurança | 120 dias contados da ciência do ato | Art. 23 da Lei n. 12.016/2009 |
A incompetência em razão da matéria é absoluta e deve ser declarada de ofício, em qualquer tempo e grau de jurisdição (art. 64, § 1.º, do CPC). Seu reconhecimento, porém, não extingue o processo: os autos são remetidos ao juízo competente (art. 64, § 3.º), e as decisões já proferidas conservam seus efeitos até que o novo juízo decida de outro modo (art. 64, § 4.º). Se a Vara do Trabalho e a vara estadual ou federal divergirem sobre a competência, o conflito é resolvido pelo Superior Tribunal de Justiça (art. 105, I, “d”, da Constituição).
A prescrição também fica protegida: o despacho que ordena a citação a interrompe ainda que proferido por juízo incompetente (art. 240, § 1.º, do CPC e art. 202, I, do Código Civil), e, no processo do trabalho, o ajuizamento da reclamação, mesmo em juízo incompetente, a interrompe quanto aos pedidos idênticos (art. 11, § 3.º, da CLT). Nos juizados especiais, a regra é diferente: a Lei n. 9.099/1995, aplicada subsidiariamente aos juizados federais e da Fazenda Pública, prevê a extinção do processo quando o procedimento for inadmissível ou reconhecida a incompetência territorial (art. 51, II e III). O custo do erro é, sobretudo, de tempo, o que pesa mais em pedidos urgentes, como a reintegração ao cargo.
Na Justiça comum: estadual, se foi contratado por Estado ou Município, e federal, se foi contratado pela União, suas autarquias ou fundações. O vínculo do temporário é jurídico-administrativo, e o STF o excluiu da competência da Justiça do Trabalho na ADI 3.395. A orientação se mantém mesmo quando se alega a nulidade da contratação ou se pedem verbas típicas da CLT.
Em regra, a da Justiça do Trabalho, que julga as verbas previstas na legislação trabalhista, como horas extras, aviso prévio e FGTS. Pelo Tema 1.143 do STF, porém, a ação do servidor celetista contra o Poder Público que pede parcela de natureza administrativa é da Justiça comum, assim como as disputas sobre o concurso (Tema 992).
Em regra, não, porque o vínculo não é regido pela CLT. Se a contratação for declarada nula por desrespeitar o art. 37, IX, da Constituição, o STF reconhece o direito aos salários do período trabalhado e ao levantamento dos depósitos do FGTS (Tema 916 e art. 19-A da Lei n. 8.036/1990). O pedido é feito na Justiça comum.
Depende da lei e do contrato. No Tema 551, o STF decidiu que o temporário não tem direito a décimo terceiro salário e a férias com adicional de um terço, salvo previsão legal ou contratual ou comprovado desvirtuamento da contratação, como nas sucessivas renovações ou prorrogações do contrato.
Na Justiça estadual comum, conforme a Súmula 137 do STJ. Causas de até 60 salários mínimos podem tramitar no Juizado Especial da Fazenda Pública, salvo exceções legais, como a impugnação de demissão e o mandado de segurança, que seguem para as varas comuns.
O celetista tem cinco anos para cobrar créditos trabalhistas, até o limite de dois anos após o fim do contrato (art. 7.º, XXIX, da Constituição). Contra a Fazenda Pública, estatutários e temporários têm, em regra, cinco anos (Decreto n. 20.910/1932). O mandado de segurança deve ser impetrado em até 120 dias da ciência do ato.
Saber onde buscar direitos exige identificar primeiro o vínculo: estatutários, comissionados e temporários litigam na Justiça comum; celetistas, em regra, na Justiça do Trabalho. No caso do celetista, porém, a natureza do pedido também importa, como mostram os Temas 544, 992 e 1.143 do STF. Com a possibilidade de novas admissões pela CLT depois da ADI 2.135, esses casos de fronteira tendem a se multiplicar, e a análise do regime, da parcela pedida e do prazo deve preceder o ajuizamento.
Principais pontos deste artigo:
Veja todo o conteúdo da área de Direito Administrativo e Servidor Público.
Este artigo tem caráter exclusivamente informativo e reflete a legislação e a jurisprudência vigentes em setembro de 2026. Não constitui aconselhamento jurídico nem substitui a análise individualizada de cada caso. Para assessoria especializada, entre em contato com a Barbieri Advogados.
Nossa equipe analisa o seu caso e aponta o caminho jurídico mais seguro.
Falar com um especialistaDeixe seus dados e a conversa segue no WhatsApp.