Holding patrimonial: o que é, vantagens, tributação e custos
Holding patrimonial em 2026: o que é, para que serve, vantagens e desvantagens, tributação de aluguéis e venda, ITBI, custos e como abrir passo a passo.
Atualizado em outubro de 2026.
A diferença entre o servidor estatutário e celetista está na natureza do vínculo com a Administração: o estatutário ocupa cargo público efetivo e é regido pelo estatuto aprovado em lei municipal, enquanto o celetista ocupa emprego público e é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Essa distinção define a estabilidade, o FGTS, a previdência, o desligamento e a Justiça competente. Este artigo explica como cada regime funciona no Município, o que mudou com a ADI 2.135, julgada pelo Supremo Tribunal Federal em 2024, e onde se enquadram temporários e terceirizados.
Em resumo: o servidor estatutário ocupa cargo efetivo regido pelo estatuto do Município; o celetista ocupa emprego público regido pela CLT. Ambos ingressam por concurso público. O estatutário adquire estabilidade após três anos de efetivo exercício e aprovação em avaliação especial de desempenho (art. 41 da Constituição), não tem FGTS e se aposenta pelo regime próprio do Município ou, se este não existir, pelo INSS. O celetista tem depósitos de FGTS de 8% ao mês, contribui para o INSS e, na administração direta, autárquica e fundacional, tem a estabilidade do art. 41 reconhecida pelo TST (Súmula 390, I). Desde a ADI 2.135, julgada em 2024, o Município pode admitir novos celetistas por lei, sem alterar o regime dos servidores atuais.
O estatutário é titular de cargo público efetivo, criado por lei, e seus direitos e deveres decorrem do estatuto dos servidores, que a Câmara Municipal aprova e pode modificar. O celetista, também chamado de empregado público, ocupa emprego público e mantém com a Administração um contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, com as adaptações impostas pelo direito público, como a exigência de concurso e a sujeição ao teto remuneratório (art. 37, XI, da Constituição).
Nos dois casos, o ingresso depende de aprovação prévia em concurso público (art. 37, II, da Constituição Federal), com reserva de vagas para pessoas com deficiência (art. 37, VIII). A diferença entre estatutário e CLT está no regime que se aplica depois da investidura, como resume o quadro a seguir.
| Aspecto | Servidor estatutário | Servidor celetista (empregado público) |
|---|---|---|
| Vínculo | Cargo público efetivo, com relação legal (estatutária) | Emprego público, com contrato de trabalho |
| Norma aplicável | Estatuto dos servidores do Município (lei municipal) | CLT, com as regras de direito público da Constituição |
| Ingresso | Concurso público (art. 37, II, da Constituição) | Concurso público (art. 37, II, da Constituição) |
| Estabilidade | Após três anos de efetivo exercício e aprovação em avaliação especial de desempenho (art. 41) | Reconhecida pela Súmula 390, I, do TST na administração direta, autárquica e fundacional; inexistente nas empresas públicas e sociedades de economia mista |
| FGTS | Não há depósitos | Depósito mensal de 8% da remuneração |
| Previdência | Regime próprio do Município, se existir; caso contrário, INSS | Regime Geral (INSS) |
| Alteração de direitos | Por lei, sem direito adquirido a regime jurídico, respeitada a irredutibilidade | Alterações contratuais lesivas são vedadas (art. 468 da CLT) |
| Desligamento | Nas hipóteses constitucionais e legais, com processo e ampla defesa | Exige motivação; se estável, só nas hipóteses do art. 41 |
| Justiça competente | Justiça comum (estadual, no caso dos Municípios) | Em regra, Justiça do Trabalho |

Cada Município organiza o próprio quadro de pessoal por lei. É a lei municipal que cria cargos e empregos, fixa a remuneração e define o regime jurídico municipal aplicável a cada carreira, observadas a Lei Orgânica e a Constituição. Muitos Municípios adotam o regime estatutário para todo o quadro; outros adotaram a CLT ou conservam empregos celetistas ao lado dos cargos efetivos.
A Lei n. 8.112/1990, estatuto dos servidores civis da União, não se aplica diretamente aos Municípios, mas serve de referência: muitos estatutos municipais reproduzem sua estrutura, com capítulos sobre provimento, estágio probatório, vantagens, licenças e regime disciplinar. Seu art. 243 ilustra a conversão feita por muitos entes no início dos anos 1990, ao submeter ao novo regime os servidores da União regidos pela CLT e transformar os respectivos empregos em cargos.
A redação original do art. 39 da Constituição obrigava todos os entes federativos a instituir regime jurídico único para os servidores da administração direta, das autarquias e das fundações públicas. A Emenda Constitucional n. 19/1998 suprimiu a exigência, mas, em 2007, o STF suspendeu cautelarmente a nova redação na ADI 2.135, por vício no processo legislativo da emenda, com efeitos prospectivos, e a obrigatoriedade do regime jurídico único voltou a vigorar por mais de dezessete anos.
No julgamento de mérito, concluído em novembro de 2024, o STF julgou a ação improcedente e reconheceu a validade da redação dada ao art. 39 pela EC n. 19/1998. A decisão tem efeitos prospectivos (ex nunc), e o Tribunal vedou a transmudação de regime dos servidores atuais, para evitar tumultos administrativos e previdenciários. Assim, o Município pode criar, por lei, empregos públicos regidos pela CLT para novas admissões, sempre mediante concurso, mas não pode converter os atuais estatutários em celetistas. A decisão não obriga nenhum Município a mudar de regime, e a escolha tem reflexos de custo, porque o empregado público tem FGTS e contribui para o INSS. A análise detalhada está no artigo sobre o fim do regime jurídico único e a ADI 2.135.
O estatutário é nomeado para cargo de provimento efetivo, toma posse e entra em exercício. A estabilidade exige três anos de efetivo exercício (art. 41 da Constituição, na redação da EC n. 19/1998), prazo ao qual a jurisprudência do STF e do STJ alinhou o estágio probatório, embora o art. 20 da Lei n. 8.112/1990 ainda mencione 24 meses. A estabilidade do servidor não é automática: depende de aprovação em avaliação especial de desempenho, feita por comissão instituída para essa finalidade (art. 41, § 4.º), tema do artigo sobre avaliação de desempenho do servidor público.
Estável, o servidor só perde o cargo por sentença judicial transitada em julgado, por processo administrativo com ampla defesa ou por avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar (art. 41, § 1.º). A Constituição admite ainda a perda do cargo por excesso de despesa com pessoal, depois de reduzidas em pelo menos 20% as despesas com cargos em comissão e funções de confiança e exonerados os servidores não estáveis (art. 169, §§ 3.º e 4.º). A demissão por infração disciplinar exige processo administrativo disciplinar (PAD) regular, com contraditório.

O art. 39, § 3.º, da Constituição estende ao estatutário diversos direitos do art. 7.º, como décimo terceiro, férias com adicional de um terço, licença à gestante, licença-paternidade, horas extras e adicional noturno. O FGTS não está nessa lista: o estatutário não tem conta vinculada nem multa rescisória, porque sua proteção contra a dispensa é a estabilidade. Adicional por tempo de serviço, licença-prêmio, gratificações e adicionais de insalubridade e periculosidade existem na medida em que a lei municipal os prevê; quando a licença-prêmio não é gozada nem contada para a aposentadoria, a jurisprudência admite sua conversão em pecúnia, para evitar o enriquecimento sem causa da Administração. O panorama está no artigo sobre direitos do servidor público municipal, e os temas mais recorrentes são o adicional por tempo de serviço e a licença-prêmio e sua conversão em pecúnia.
Como o vínculo é legal, o Município pode alterar o estatuto por lei. O STF firmou o entendimento de que não há direito adquirido a regime jurídico, ressalvada a irredutibilidade de vencimentos (art. 37, XV, da Constituição): a lei nova pode mudar a composição da remuneração, desde que preserve o valor nominal total. No regime celetista, ao contrário, são vedadas as alterações contratuais lesivas, ainda que com a concordância do empregado (art. 468 da CLT).
O celetista é admitido por concurso para emprego público criado por lei e tem a carteira de trabalho anotada. Aplicam-se a ele as regras da CLT sobre jornada, horas extras, férias, décimo terceiro, adicionais e verbas rescisórias. O FGTS do servidor municipal celetista corresponde a depósito mensal de 8% da remuneração (art. 15 da Lei n. 8.036/1990). O Município, porém, não atua como empregador privado: a remuneração depende de lei, e vantagens com impacto financeiro exigem prévia dotação orçamentária e autorização na lei de diretrizes orçamentárias (art. 169, § 1.º, da Constituição), o que limita a negociação coletiva. Nas empresas públicas e sociedades de economia mista do Município, regidas também pela Lei n. 13.303/2016, todos os empregados são celetistas (art. 173, § 1.º, II, da Constituição).

A CLT não prevê estabilidade geral no emprego. A antiga estabilidade decenal (art. 492 da CLT) deixou de ser adquirida com a Constituição de 1988, que tornou o FGTS o regime geral de proteção do tempo de serviço (art. 7.º, III). Não existe, portanto, estabilidade do celetista após cinco anos. O prazo de cinco anos aparece no art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que considerou estáveis os servidores em exercício em 5 de outubro de 1988 havia pelo menos cinco anos continuados, admitidos sem concurso: regra transitória, que não alcança quem ingressou depois.
Para o celetista concursado da administração direta, autárquica e fundacional, o TST reconhece a estabilidade do art. 41 da Constituição (Súmula 390, I). O ponto não é pacífico, porque a EC n. 19/1998 passou a falar em cargo de provimento efetivo, e parte da doutrina sustenta que a garantia não alcança empregos públicos. O empregado de empresa pública ou sociedade de economia mista não tem estabilidade, ainda que concursado (Súmula 390, II), mas sua dispensa deve ser motivada em ato formal, sem necessidade de processo administrativo (Tema 1.022 do STF), como explica o artigo sobre dispensa motivada em estatais. Já a estabilidade provisória da gestante, segundo o STF, independe do regime, como detalha o artigo sobre os direitos da gestante no serviço público.
Salvo nos casos previstos na Constituição, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial (Súmula Vinculante 4 do STF). A lei municipal que calcula adicionais sobre o salário mínimo contraria a súmula, mas o Judiciário não pode trocar a base de cálculo; a correção depende de nova lei. Pela mesma razão, o adicional de insalubridade do celetista continua, em regra, calculado sobre o salário mínimo (art. 192 da CLT) até que lei ou norma coletiva fixe outra base. Coisa diversa é a garantia de que a remuneração total do servidor não seja inferior ao salário mínimo, de R$ 1.621,00 em 2026 (Súmula Vinculante 16).
O celetista contribui para o Regime Geral de Previdência Social, administrado pelo INSS, vinculação que a Constituição impõe aos ocupantes de emprego público, de cargo em comissão e de cargos temporários (art. 40, § 13). Sua aposentadoria segue a Lei n. 8.213/1991 e a EC n. 103/2019, com valor limitado ao teto do INSS, de R$ 8.475,55 em 2026.
O estatutário se aposenta pelo regime próprio de previdência social (RPPS) do Município, quando ele existe. Muitos Municípios nunca instituíram regime próprio, e nesse caso os servidores efetivos contribuem para o INSS, porque só ficam excluídos do regime geral quando amparados por regime próprio (art. 12 da Lei n. 8.213/1991). Como a EC n. 103/2019 vedou a criação de novos regimes próprios (art. 40, § 22, da Constituição), essa situação tende a se manter.
Onde há regime próprio, as regras dependem da legislação local: a EC n. 103/2019 alterou diretamente as regras da União, mas manteve as normas anteriores para Estados, Distrito Federal e Municípios enquanto não alteradas pela legislação do respectivo regime (art. 4.º, § 9.º, da EC n. 103/2019). A aposentadoria compulsória aos 75 anos vale para todos os entes, e servidores com deficiência podem ter requisitos diferenciados por lei complementar do respectivo ente (art. 40, § 4.º-A), como a LC n. 142/2013 prevê no regime geral para a aposentadoria da pessoa com deficiência.
A integralidade (proventos iguais à última remuneração) e a paridade (reajuste pelos mesmos índices dos servidores ativos) deixaram de existir para quem ingressou no serviço público depois de 31 de dezembro de 2003 (EC n. 41/2003) e só alcançam quem ingressou até essa data e cumpre as regras de transição aplicáveis. Onde o Município instituiu o regime de previdência complementar, que a EC n. 103/2019 tornou obrigatório para os entes com regime próprio (art. 40, § 14, da Constituição e art. 9.º, § 6.º, da Emenda), os que ingressaram depois dessa instituição ficam sujeitos, no regime próprio, ao mesmo teto do INSS.
Quem foi celetista e se tornou estatutário, ou o inverso, não perde o tempo de contribuição: a Constituição assegura a contagem recíproca entre o regime geral e os regimes próprios (art. 201, § 9.º), por meio de certidão de tempo de contribuição, e os regimes acertam os custos entre si pela compensação financeira da Lei n. 9.796/1999. A compensação previdenciária é, portanto, um acerto entre regimes, que não altera o valor do benefício nem se destina a evitar pagamentos em duplicidade ao servidor. O que a lei proíbe é usar o mesmo período para obter aposentadoria em dois regimes (art. 96, III, da Lei n. 8.213/1991).
Por muito tempo, a mudança mais comum foi a conversão de celetistas em estatutários com a instituição do regime jurídico único. A transferência extingue o contrato de trabalho e abre, na data da mudança, o prazo de dois anos para cobrar na Justiça do Trabalho os créditos do período celetista, como horas extras ou diferenças de FGTS (Súmula 382 do TST). Quanto ao saldo da conta vinculada, a jurisprudência do STJ admite o saque em razão da conversão de regime, e a Lei n. 8.036/1990 permite, de todo modo, o levantamento após três anos ininterruptos fora do regime do FGTS (art. 20, VIII).
Depois da ADI 2.135, a abertura para novas admissões pela CLT não autoriza o Município a converter estatutários em celetistas, e continua vedado aproveitar servidores em cargos de outra carreira sem concurso público (Súmula Vinculante 43 do STF).
A contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público (art. 37, IX, da Constituição) depende de lei municipal que defina os casos, os prazos e os direitos do contratado. O vínculo é jurídico-administrativo: o temporário não tem estabilidade nem, em regra, FGTS, contribui para o INSS (art. 40, § 13) e litiga na Justiça comum. Se a contratação for irregular, o STF entende que ela só gera direito aos salários do período trabalhado e aos depósitos do FGTS (art. 19-A da Lei n. 8.036/1990), consequência semelhante à da admissão sem concurso (Súmula 363 do TST), tema do artigo sobre contratação sem concurso público.
O terceirizado é empregado da empresa contratada pelo Município, regido pela CLT, sem vínculo com a Administração. Não há responsabilidade automática do Município: nas contratações de serviços contínuos com regime de dedicação exclusiva de mão de obra, a Administração responde solidariamente pelos encargos previdenciários e subsidiariamente pelos encargos trabalhistas se comprovada falha na fiscalização do cumprimento das obrigações do contratado (art. 121, § 2.º, da Lei n. 14.133/2021). Os limites dessa forma de contratação estão no artigo sobre terceirização no setor público.
| Aspecto | Contratado temporário | Terceirizado |
|---|---|---|
| Vínculo | Contrato administrativo com o Município (art. 37, IX) | Contrato de trabalho com a empresa prestadora |
| Norma aplicável | Lei municipal de contratação temporária | CLT |
| Estabilidade | Não possui | Não possui |
| FGTS | Em regra, não; devido se a contratação for declarada nula | Sim, a cargo da empresa empregadora |
| Previdência | INSS | INSS |
| Justiça competente | Justiça comum | Justiça do Trabalho |
A competência segue a natureza do vínculo. Na ADI 3.395, o STF excluiu da competência da Justiça do Trabalho as causas entre o Poder Público e servidores vinculados por relação estatutária ou de caráter jurídico-administrativo; por isso, o estatutário e o temporário do Município litigam na Justiça estadual comum. O celetista, em regra, recorre à Justiça do Trabalho (art. 114, I, da Constituição), cujas fases e prazos estão descritos no artigo sobre a duração do processo trabalhista. A exceção são as ações em que o celetista pede parcela de natureza administrativa, prevista em lei municipal e não na CLT, como um adicional por tempo de serviço criado pelo Município: nesse caso, a competência é da Justiça comum (Tema 1.143 do STF). Os casos de fronteira, como contratos nulos e mudança de regime, são examinados no artigo sobre onde cada servidor público deve buscar seus direitos.
O estatutário ocupa cargo público efetivo e é regido pelo estatuto aprovado em lei municipal; o celetista ocupa emprego público e é regido pela CLT. Os dois ingressam por concurso público. O estatutário não tem FGTS e se aposenta pelo regime próprio do Município, se houver; o celetista tem FGTS e contribui para o INSS.
A CLT não prevê estabilidade geral, e não existe estabilidade automática após cinco anos de serviço. Na administração direta, autárquica e fundacional, porém, o TST estende ao celetista concursado a estabilidade do art. 41 da Constituição (Súmula 390, I). Nas empresas públicas e sociedades de economia mista não há estabilidade, mas a dispensa do empregado concursado deve ser motivada (Tema 1.022 do STF).
Não. O art. 39, § 3.º, da Constituição estende ao estatutário vários direitos trabalhistas, como décimo terceiro e férias com adicional de um terço, mas não o FGTS. Os depósitos são devidos ao celetista e, excepcionalmente, a quem teve a contratação declarada nula.
Sim, para novas admissões, desde que por lei que crie os empregos públicos e mediante concurso. No julgamento concluído em novembro de 2024, o STF validou a redação do art. 39 dada pela EC n. 19/1998, com efeitos prospectivos, e vedou a mudança de regime dos servidores atuais.
Depende do Município. Se houver regime próprio de previdência, o estatutário se aposenta por ele; se não houver, contribui para o INSS e se aposenta pelas regras do regime geral. Desde a EC n. 103/2019, é vedada a criação de novos regimes próprios.
A mudança extingue o contrato de trabalho, e a jurisprudência admite o saque do saldo da conta vinculada. Da data da mudança corre o prazo de dois anos para cobrar na Justiça do Trabalho eventuais créditos do período celetista, inclusive diferenças de FGTS (Súmula 382 do TST).
Não. O temporário é admitido por prazo determinado, com base no art. 37, IX, da Constituição e em lei municipal, e mantém vínculo jurídico-administrativo próprio. Não tem estabilidade, contribui para o INSS e deve propor eventuais ações na Justiça comum.
A diferença entre servidor estatutário e celetista ganhou nova dimensão com a ADI 2.135: desde novembro de 2024, os Municípios podem combinar cargos efetivos e empregos públicos nas novas admissões, sem alterar o regime de quem já está no serviço público. Para o servidor, identificar o próprio regime, a partir do termo de posse, do contrato de trabalho e do estatuto municipal, é o ponto de partida para saber se tem estabilidade e FGTS, para qual regime previdenciário contribui e em que Justiça deve buscar seus direitos.
Principais pontos deste artigo:
Veja todo o conteúdo da área de Direito Administrativo e Servidor Público.
Este artigo tem caráter exclusivamente informativo e reflete a legislação e a jurisprudência vigentes em outubro de 2026. Não constitui aconselhamento jurídico nem substitui a análise individualizada de cada caso. Para assessoria especializada, entre em contato com a Barbieri Advogados.
Nossa equipe analisa o seu caso e aponta o caminho jurídico mais seguro.
Falar com um especialistaDeixe seus dados e a conversa segue no WhatsApp.