• Barbieri Advogados

Revisão de Juros em Empréstimos Bancários | Diálogos & Reflexões


A III Edição do Diálogos & Reflexões foi realizada em formato online, e trouxe a questão da Revisão de Juros em Empréstimos Bancários.

O tema da conversa teve abertura do Dr. Maurício Barbieri, foi conduzido pelo advogado Resenbrink Mundstock, e exemplificados por André Miranda e Estevão Rangel, que integram a equipe da Barbieri Advogados.

A Revisão de Juros de Empréstimos é um serviço essencial àqueles que são vítimas de cobrança de juros abusivos, e a discussão do tema teve o propósito de sanar as dúvidas recorrentes dos seus clientes.

Os advogados da Barbieri discutiram sobre a prática e trouxeram algumas dicas para atentar-se às situações em que ocorrem a abusividade por parte das financeiras.

Confira o vídeo completo:


Como funciona: REVISÃO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL

Ao contratar empréstimo junto à instituição financeira é necessário ter atenção à taxa de juros que está sendo aplicada.


O primeiro passo é conferir se os juros cobrados estão em conformidade com aqueles permitidos pelo Banco Central do Brasil – BACEN.


Havendo uma cobrança acima da taxa fixada pelo Banco Central do Brasil – BACEN, é possível a revisão do contrato.


A Ação Revisional tem por escopo a revisão das clausulas de um contrato, seja de empréstimo pessoal consignado ou não consignado.


Objetiva, por fim, a redução dos juros abusivos, eventual restituição de valores pagos a maior, modificação de prazos e parcelas, bem como a retirada do nome do consumidor dos órgãos de proteção ao crédito (SERASA, SPC, etc.).


Sempre que o consumidor observar a ocorrência de abusos pelas instituições financeiras, deve procurar ajuda profissional para orientações.