• Barbieri Advogados

Diálogos&Reflexões: René Descartes

Na última sexta-feira (16), tivemos o primeiro encontro Diálogos&Reflexões, evento exclusivo para debater e questionar fundamentos filosóficos a partir da presença de palestrantes especiais, como Jair Dupont, Doutor em Filosofia pelo INSTITUT CATHOLIQUE DE PARIS (França).

Dupont possui experiência na área de filosofia ética, política, antropologia, com ênfase em epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade, filosofia intercultural, bio-ética, filosofia moderna europeana e filosofia latino-americana.


Este primeiro encontro marcou uma retrospectiva sobre a história de René Descartes, teórico e filósofo do Racionalismo francês.


De acordo com Dupont, René Descartes é figura emblemática de uma época de transição, e marcou o início da filosofia francesa. Descartes viveu no contexto do início do Renascimento na Europa, época de grandes mudanças principalmente em relação ao modelo científico, baseado na tradição e autoridade. As navegações ampliaram a geografia, o renascimento protagonizou o ideário humanista e a reforma protestante viabilizou individualismo decorrente da livre interpretação.

Descartes, graduado em Direito Civil e Canônico, foi autor de celebres publicações como O Discurso sobre o Método, escrito como instrumento para "bem dirigir a própria razão e buscar a verdade nas ciências".


Dupont apresenta em sua palestra alguns pontos importantes do livro Discurso sobre o Método. Em relação as regras do método, Dupont comentou que são divididas em:

  • Evidência (só é verdade o que é evidente como tal),

  • Análise (dividir as dificuldades em parcelas possíveis),

  • Síntese (do mais simples ao mais complexo) e

  • Enumeração (fazer enumerações tão completas e revisões tão gerais, com a certeza de que nada é omitido).

O professor também analisou e apresentou a visão de Descartes acerca da metafísica, principalmente em relação a constatação: “Penso, logo sou”.


(...) Quero que se saiba que o pouco por mim aprendido até aqui quase nada é em comparação com o que ignoro e ainda espero poder aprender"

(declaração de Descartes, na sexta parte do livro O Discurso do Método).


Nos sentimos lisonjeados de proporcionar um momento de aprendizado e questionamentos para crescimento intelectual e profissional.


Agradecemos Jair Dupont pelo compartilhamento da história e ideias de René Descartes, marcando o nosso primeiro encontro Diálogos&Reflexões. Confira algumas fotos do evento:





Assista nossos vídeos:

Preencha o formulário e solicite informações:

Porto Alegre:

(51) 3224.0169 - (51) 3225.2280

Praça da Alfandega, 12 - 12º e 13º andares.

Edifício London Bank - Centro Histórico, Porto Alegre

Rio Grande do Sul - Brasil. CEP 90010-150

Santa Maria:

(55) 3095.0169

 

Alameda Antofagasta, 77 - conjunto 702
Santa Maria

Rio Grande do Sul - Brasil. CEP 97050-660

Desenvolvido por Dap7 - 2020 - Barbieri Advogados. Todos os direitos reservados.